Entenda as particularidades das plantas de sombra

4 Comentários

17. 06. 2017

Por tatiana-mello

 

 

 

Aproveitando que durante esta semana falamos sobre flores na decoração, convidei o agrônomo Marcos Vilar Nogueira Paes para responder seis perguntas sobre plantas de sombra.

 

 

O que são plantas de sombra?

 

Denominamos como plantas de sombra aquelas que no seu habitat natural ficam sob as árvores, ou em locais sombreados, ou que pegam poucas horas de sol por dia (no caso das espécies que ficam em cavernas ou vales estreitos).

 

Bromélia

 

Quais os cuidados que devemos tomar ao optar por tê-las em casa?

 

Em casa, assim como em seu habitat natural, devemos coloca-las em locais um pouco mais protegidos do sol. Algumas espécies podem receber algum sol direto, porém sempre no início da manhã ou ao final da tarde. Apesar destas restrições, lembre-se que, assim como as demais, as plantas de sombra precisam de luz. No caso dos jardins internos com caramanchões em que o sol de meio dia entre no ambiente não devemos nos preocupar pois a luz direta não dura mais que 1 hora, o que não chega a prejudicar.

 

 

Existe algum outro cuidado importante?

 

Sim. O vento. Principalmente aqui em Fortaleza, devemos sempre protegê-las pois este é um dos fatores que mais as prejudicam. Quanto maior a velocidade e frequência do vento pior, ele faz a água evaporar mais rapidamente, isso implica em maior frequência na rega, lembrando que ventania mata a planta e se não mata as deixa feias com as folhas queimadas, raquíticas e doentes.

 

Samambaia Asplênio

 

E na hora de regar?

 

É importante conhecer a planta. Algumas necessitam de mais água (marantas, philodendros e samambaias) e outras (ripsales e algumas bromélias) necessitam de menos água. Quanto menor o vaso, maior a frequência da rega, pois estes têm uma menor capacidade de armazenamento.

 

 

E a adubação?

 

A Adubação para plantas de sombra é bem variada. Hoje, no mercado, encontramos vários tipos de adubos com várias fórmulas e modos de usar. Também existem plantas (bromélias e orquídeas) que assimilam os nutrientes tanto pelas raízes como pelas folhas.

 

 

Quais os tipos mais comuns de plantas de sombra?

 

Bromélias, orquídeas, samambaias, jiboia, zamioculca, pacovã, costela de adão, entre outras.

 

 

Siga a Erva Doce Jardins no Instagram

 

 


4 respostas para “Entenda as particularidades das plantas de sombra”

  1. Johnd402 disse:

    Very informative article post.Really looking forward to read more. Fantastic. adgkcdbbcckc

  2. Johnb96 disse:

    The finest sites and blogs and forums centered on literature and learning? cfcdfgegbkdd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *