Antes e depois: uma reforma sem quebra-quebra

Nenhum Comentário

26. 06. 2017

Por tatiana-mello

 

 

2017

 
Ao falarmos da ferramenta projetos online aqui no blog, sempre lembramos que é possível mudar a aparência de um cômodo sem ter que fazer uma obra de grande proporção. Pensando nisso, decidi relembrar o projeto de uma cliente muito querida, a Camila.
 

Em 2007, tivemos o primeiro contato. Ela estava casando, começando a vida a dois, e não existiam tantas necessidades. O apartamento adquirido possuía uma sala em L que comporta 3 ambientes, ao lado da varanda. Assim, montamos um layout para sala com TV, sala de estar e sala de jantar e na varanda, um ambiente com sofá e poltronas, conforme pedido pelos recém casados. Desenvolvi ainda um mobiliário em linhas retas, com materiais duradouros e atemporais, de forma a combinar com cores e com as mais variadas decorações, a critério dos futuros moradores.

 

 

2007

 

 

Este ano, uma década depois, a Camila me procurou novamente. Agora, com dois filhos, os momentos para ver shows ou programas com o marido e as crianças se tornaram mais frequentes e passaram a conflitar com os momentos de refeição à mesa. O desafio seria aliar essas necessidades. “Quero uma reforma aproveitando tudo o que já tenho e sem quebrar nada”, ressaltou a cliente. Aproveitei a deixa e perguntei se podia mudar tudo. Na conversa, ficou estabelecido o que seria feito e colocamos a mão na massa.
 

Com o objetivo de resolver o impasse apresentado pela cliente, a primeira e grande mudança realizada foi colocar uma mesa no ambiente de TV. A mesa de canto, em madeira maciça, com porta-retratos, transformou-se em uma mesa de reunião familiar perto da televisão.
 

Depois, foi a hora de deslocar o enorme sofá da sala de TV para o ambiente de estar que une as duas salas. O sofá menor, que antes compunha o ambiente de estar, passou a dividir espaço com a mesa redonda. A poltrona, antes perto da varanda, agora assume seu lugar no ambiente de estar. Em suma, a mesa de centro virou mesa lateral e a mesa lateral, virou mesa de centro. Se você notou que a conta dos sofás não está fechando, está certo. A cliente topou abrir mão de um deles para ganhar espaço de circulação.
 

2017

 

Fomos um pouco mais além. Aproveitando as novas mudanças de layout, trocamos o papel de parede e fizemos uma nova pintura. Na sequência, reordenamos todas as peças de decoração que a cliente já possuía, aumentando a sensação de sala nova. Para valorizar ainda mais esse novo espaço, a Camila investiu em cadeiras novas executadas pelo seu Borreia – ele talha muito bem madeira e tem oficina dele fica no bairro Vila União, aqui em Fortaleza. Arrematamos o novo espaço com um lindo lustre.

 

Com a reforma, a varanda saiu ganhando. Agora tem uma mesa com cadeiras ao seu lado, aumentando o número de convidados para o almoço de domingo.

 

 

 

2017

 

 

Tempo…

 
De forma geral, um sofá de 3 lugares foi eliminado e doado, alguns porta-retratos foram descartados, a cliente teve de comprar quatro cadeiras, um lustre, um tapete, o papel de parede e um galão de tinta colorida. A conclusão do trabalho demorou um pouco mais de um mês – em função das cadeiras que levaram um pouco mais de tempo para serem finalizadas e entregues..
 

Fizemos a montagem do layout em uma tarde. A pintura da parede levou uma manhã. Aplicamos o papel de parede e colocamos os quadros em algumas horas. O lustre foi fácil de colocar pois já existia um ponto de luz no forro de gesso.
 

2017

 

 

Faça você também

 

Uma transformação como essa é possível em vários ambientes. Reorganizar um layout pode valorizar muito o espaço habitado. Defina sua prioridade de uso do ambiente e comece fazendo a mudança de objetos e quadros de lugar. Acrescente uma planta; deixe como destaque uma peça que estima em um canto iluminado, deixe apenas uma peça ou nenhuma, em cima de um móvel que merece mais atenção.
 

Guarde algumas peças, tire do armário outras. Se necessário compre peças novas. São critérios de escolha e mudanças puramente sentimentais que transformarão seu dia-a-dia. Durante a semana continuarei a dar algumas dicas sobre o tema nas minhas redes sociais e, no sábado, a própria Camila vai falar, aqui no blog, sobre como a família está usufruindo do novo espaço.
 

Te espero!

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *