Quatro opções de decoração para a mesa de café da manhã

Nenhum Comentário

09. 11. 2017

Por tatiana-mello

 

 

 

Convidei mais uma vez a querida Gabriela Vassimon, da Amarela Home, para dividir conosco dicas sobre mesa posta. Da última vez, por ocasião do dia dos namorados, ela deu sugestões que fizeram muito sucesso entre os leitores do blog.

 
Agora, a ideia é algo mais voltado para o dia a dia, como o café da manhã. São mesas postas para o café da manhã, chá da tarde ou lanche e que variem de acordo com o número de pessoas. Antes dos exemplos, eu bati um papo rápido com a Gabriela e já comecei perguntando qual o segredo pra conseguir fazer uma mesa posta no dia a dia.

 

 

“Uma dica que vou dar e que serve para todas as mesas de café da manhã, independentemente da quantidade de lugares, é que você já deixe a mesa montada com as louças na noite anterior. Na correria do dia a dia sabemos que às vezes não dá tempo de montar uma bela mesa posta pela manhã. Então essa é uma solução para que você não deixe de usufruir de uma bela mesa posta”.

 

 
E ela continua com mais alguns toques. “Outra dica é que você já tenha em sua cozinha uma bandeja com os itens que você e sua família costumam consumir, como achocolatado, mel, adoçante, etc. Assim fica mais rápido colocar tudo na mesa. Você pode até já deixar a bandeja na mesa na noite anterior também”.

 

 

A Gabriela também nos lembra de algo que nem sempre fazemos, mas que é fundamental para deixar a composição mais bonita. “Sempre fica mais bonito tirar os alimentos das embalagens originais antes de servir à mesa, colocando-os em vasilhas, bowls, bules, jarras, etc”.

 
Dito isso, vamos às dicas com a Gabriela que segue daqui:

 

Proposta 1: Mesa para a família

 

 

Na primeira proposta temos uma mesa para a família. Usei dois caminhos de mesa de cor neutra pois os outros itens já eram coloridos. Coloquei bases de mdf (que tem a mesma função do sousplat) com uma capa floral, sendo que essas bases são menores que a normal. Enquanto as normais tem cerca de 35cm e são usadas com prato raso, essas tem 27cm e são próprias para serem usadas com prato de sobremesa, ficando mais proporcional esteticamente.

 

 

Além do prato de sobremesa temos um bowl que pode ser usado para cereais ou um iogurte com frutas; a xícara de chá, que também pode ser usada para um café com leite ou chocolate quente, por isso a escolha da xícara de chá, pois por ser maior ela se torna mais versátil e pode ser usada para servir várias bebidas. Temos também uma taça de vidro transparente para servir água ou sucos.

 

 
Os talheres são colocados na mesa pensando no cardápio que será oferecido. Se você não for servir nada líquido ou que precise de uma colher, não coloque a colher na mesa. O guardanapo dessa mesa também tem um tamanho menor do que o normal, para que fique tudo mais harmonioso. Escolhemos um porta guardanapo floral, que sempre traz mais charme às composições.

 

 
Repare na combinação e na harmonia das cores para se inspirar a criar as suas mesas. E perceba a posição em que os itens de mesa (prato, taça, talheres, xícara, guardanapo) estão colocados, pois seguimos as regras de etiqueta, que determinam onde cada peça deve ficar.

Proposta 2: mesa para uma pessoa

 

 

Na segunda proposta colocamos uma mesa para uma pessoa, pensando em alguém que more sozinho. Afinal, mesmo sozinho é possível caprichar e criar uma mesa bonita.

 

 

Aqui, usamos uma toalha de mesa e menos talheres (apenas garfo e faca), além de uma taça para água ou suco e a xícara de café – que fica na mesma posição da xícara de chá. Também é correto colocá-las sobre o prato.

Proposta 3: Mesa para dois

 

 

Na terceira mesa, montada para duas pessoas, que pode ser um casal, mãe e filho ou duas amigas, usamos também uma toalha, com estampa de docinhos, pois tem tudo a ver com esse tipo de refeição.

 

 

Coloquei a xícara de chá sobre o prato, para mostrar que também é correto usar nessa posição. Temos ainda uma taça de sobremesa transparente acima do garfo, onde pode ser servida uma salada de frutas, por exemplo. Usei passarinhos decorativos de cerâmica para preencher e embelezar a mesa – você pode usar outros acessórios com essa mesma finalidade, só cuidando para não exagerar.

 

 
Repare também que sempre coloco um vaso com flores nas mesas, pois acredito que trazem mais beleza e frescor para as produções. Procure, sempre que possível, utilizar flores naturais, principalmente, quando for receber pessoas de fora, que não moram com você. Além de serem mais bonitas esse gesto demonstra que você teve cuidado e carinho com a sua visita, mas para o dia a dia com a família é possível criar arranjos bonitos com flores artificiais também. Hoje em dia encontramos flores artificiais muito parecidas com as naturais – quando for comprá-las vejam o mais parecidas possível com as de verdade.

 

Proposta 4: mais uma mesa para dois

 

 

Na quarta mesa usamos novamente um trilho de mesa, dessa vez com uma estampa mais neutra. Usei novamente um item decorativo para compor a produção, escrito paz. Assim além de adicionar algo a mais também passamos uma mensagem. É muito legal usar também aquelas mini lousas e plaquinhas que estão na moda hoje em dia para escrever recadinhos para as pessoas, mensagens de bom dia, etc.

 
Você também pode e deve usar jogo americano nas composições de mesa. Dessa vez optei por utilizar outras peças, mas o jogo americano é muito prático e sempre bem vindo nesse tipo de refeição, principalmente no café da manhã, quando precisamos montar algo mais rápido.

 
Gostou? Siga a Amarela Home nas redes sociais:
Instagram: @amarelahome
Facebook: Amarela Home

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *