3 edificações marcantes em Fortaleza para conhecer melhor

Nenhum Comentário

20. 04. 2018

Por tatiana-mello

 

Tem andado pela cidade? Quais suas edificações favoritas? Entendo que seja difícil de escolher, afinal a cidade está cheia de belos monumentos, alguns mais históricos, outros mais contemporâneos, cada um com a sua beleza e particularidades. Fiz uma lista com as três construções que acho mais marcantes na cidade e com um pouco mais de suas histórias. Confere aí…

 

 

Theatro José de Alencar

 

Referência arquitetônica da cidade, o Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910. O prédio tem arquitetura eclética e sala de espetáculo em estilo art nouveau de três andares que comporta 800 lugares. O complexo comporta ainda um auditório de 120 lugares, foyers, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2 600 metros quadrados, que sedia seu Centro de Artes Cênicas (CENA), além do Teatro Morro do Ouro; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar; a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; o Curso Princípios Básicos de Teatro e o grande jardim projetado por Burle Marx.

 

A história do Theatro José de Alencar começa em 1896, mas o projeto original não chegou a ser concretizado. A ideia seria retomada apenas 1904 e as obras se iniciaram quatro anos depois, se estendendo por mais dois anos. Minha parte favorita do complexo é a que apresenta estrutura em ferro fundido, à época importada de Glasgow, na Escócia.

 

 

Mansão da Família Macêdo

 

A segunda edificação que mais chama minha atenção na capital alencarina é a Mansão da Família Macêdo. A casa, que recebeu a CasaCor Ceará de 2009, serviu como moradia para o empresário Benedito Dias Macêdo e sua família entre 1969 – quando ficou pronta – e 1975, quando passou a pertencer ao Grupo J. Macêdo. Em 1978, após reforma a ampliação do imóvel, o imóvel passou a sediar a holding do Grupo. A sede permaneceu no espaço até 2003, quando foi desabitada.

 

Tanto a reforma quanto o projeto original são do arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi, com jardim assinado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o mesmo do TJA.

 

 

Museu da Fotografia

 

Obra mais recente, inaugurada em 2017, o Museu da Fotografia já pode ser considerada uma das mais belas construções da cidade. Projetado pelo arquiteto Marcus Novais, o prédio chama a atenção pela sua simplicidade e imponência.

 

O interior do museu, igualmente bem projetado abriga um dos maiores acervos fotográficos do Brasil.

 

Gostou do conteúdo? Assista ao vídeo sobre o tema e se inscreva no meu canal no Youtube.

 

 

E você? Quais suas obras favoritas em Fortaleza? Vamos conversando nos comentários. Para dicas sobre arquitetura e decoração, me siga nas minhas redes sociais, estou no Facebook e no Instagram. Conheça também a plataforma Projetos Online clicando aqui. Até a próxima.

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *