SEG - SEX: 09:00 - 17:00

3 edificações marcantes em Fortaleza para conhecer melhor

 

Tem andado pela cidade? Quais suas edificações favoritas? Entendo que seja difícil de escolher, afinal a cidade está cheia de belos monumentos, alguns mais históricos, outros mais contemporâneos, cada um com a sua beleza e particularidades. Fiz uma lista com as três construções que acho mais marcantes na cidade e com um pouco mais de suas histórias. Confere aí…

 

 

Theatro José de Alencar

 

Referência arquitetônica da cidade, o Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910. O prédio tem arquitetura eclética e sala de espetáculo em estilo art nouveau de três andares que comporta 800 lugares. O complexo comporta ainda um auditório de 120 lugares, foyers, espaço cênico a céu aberto e o prédio anexo, com 2 600 metros quadrados, que sedia seu Centro de Artes Cênicas (CENA), além do Teatro Morro do Ouro; a praça Mestre Pedro Boca Rica, com palco ao ar livre; a Biblioteca Carlos Câmara; a Galeria Ramos Cotôco, quatro salas de estudos e ensaios; oficinas de cenotécnica, de figurino e de iluminação; o Colégio de Dança do Ceará e o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar; a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho; o Curso Princípios Básicos de Teatro e o grande jardim projetado por Burle Marx.

 

A história do Theatro José de Alencar começa em 1896, mas o projeto original não chegou a ser concretizado. A ideia seria retomada apenas 1904 e as obras se iniciaram quatro anos depois, se estendendo por mais dois anos. Minha parte favorita do complexo é a que apresenta estrutura em ferro fundido, à época importada de Glasgow, na Escócia.

 

 

Mansão da Família Macêdo

 

A segunda edificação que mais chama minha atenção na capital alencarina é a Mansão da Família Macêdo. A casa, que recebeu a CasaCor Ceará de 2009, serviu como moradia para o empresário Benedito Dias Macêdo e sua família entre 1969 – quando ficou pronta – e 1975, quando passou a pertencer ao Grupo J. Macêdo. Em 1978, após reforma a ampliação do imóvel, o imóvel passou a sediar a holding do Grupo. A sede permaneceu no espaço até 2003, quando foi desabitada.

 

Tanto a reforma quanto o projeto original são do arquiteto carioca Acácio Gil Borsoi, com jardim assinado pelo paisagista Roberto Burle Marx, o mesmo do TJA.

 

 

Museu da Fotografia

 

Obra mais recente, inaugurada em 2017, o Museu da Fotografia já pode ser considerada uma das mais belas construções da cidade. Projetado pelo arquiteto Marcus Novais, o prédio chama a atenção pela sua simplicidade e imponência.

 

O interior do museu, igualmente bem projetado abriga um dos maiores acervos fotográficos do Brasil.

 

Gostou do conteúdo? Assista ao vídeo sobre o tema e se inscreva no meu canal no Youtube.

 

 

E você? Quais suas obras favoritas em Fortaleza? Vamos conversando nos comentários. Para dicas sobre arquitetura e decoração, me siga nas minhas redes sociais, estou no Facebook e no Instagram. Conheça também a plataforma Projetos Online clicando aqui. Até a próxima.

 

 

  • Category :
  • Type :
Sobre a Tatiana
Olá! Ao longo do meu tempo de profissão venho notado que algumas dúvidas são recorrentes. Que algumas pessoas, às vezes, só precisam de uma dica ou um empurrãozinho para mudar o espaço que mora ou trabalha. Assim, surgiu a ideia do Blog. Queremos saber também, quais são as suas dúvidas e te ajudar, de alguma forma, a modificar ou melhorar seu ambiente de morar ou trabalhar.SAIBA MAIS
Comentários

Deixe seu comentário

    Your Comment